quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Reading Project: Divergente



Bem, depois de um looongo inverno sem postar nada aqui, decidi voltar! 
Depois do meu último post do Reading Project eu li vários outros livros, e eu quero escrever sobre todos eles, mas decidi escolher o livro Divergente, de Veronica Roth, para falar sobre agora, porque ele se tornou um dos meus livros favoritos.
Ele segue e a mesma ideia distópica de Jogos Vorazes (podem me matar pela comparação, mas é inevitável), com uma sociedade organizada de um modo diferente do que ela é hoje. A história se passa numa Chicago futurista que é dividida em cinco facções, grandes comunidades com características e costumes próprios, das quais são: Abnegação, Audácia, Erudição, Amizade e Franqueza. As pessoas que vivem nessas facções devem seguir regras de comportamento condizentes com a filosofia da mesma. Por exemplo, um cidadão da Abnegação deve ser altruísta, solidário e não deve cultuar a vaidade e a auto-indulgência. 
A pessoa que nasce em alguma das facções deve seguir a filosofia da mesma até os 16 anos, quando passa por teste de aptidão, e pode optar por mudar para qualquer uma das cinco facções existentes durante uma cerimônia. Logo em seguida, ela deve passar por um iniciação na facção escolhida para provar que realmente merece pertencer à mesma, e caso não passe por essa iniciação, ela é expulsa, tornando-se então uma "sem-facção", algo como um mendigo atualmente.



A história é narrada por Beatrice Prior, uma garota de 16 anos que mora na Abnegação e sente que não pertence à sua facção, já que por muitas vezes, não se vê como uma pessoa altruísta e solidária. Após realizar o teste de aptidão, que tem resultado inconclusivo, descobre ser uma Divergente, pessoa que é apta para ser membro de mais de uma facção e apresenta risco à estrutura social, segundo a líder da Erudição, Jeanine Matthews.
Beatrice, após surpreender a si mesma indo para a Audácia, passa por uma série de desafios durante seu período de iniciação e encara diversos mistérios e perguntas aparentemente sem resposta durante a história, além de se ver apaixonada por Tobias, ou Quatro, garoto de 18 anos que ocupa um dos cargos mais altos de sua facção, treinando iniciandos com Eric, líder da Audácia, que foi transferido da Erudição e é cruel e abusivo.

A história de Divergente não me encantou apenas pelo fato de ser mais uma distopia, gênero que eu amo, com ação, mistério e romance, mas porque assim como a trilogia Jogos Vorazes (cara, não tem como não associar!) traz consigo uma mensagem sobre como um tipo de pensamento imposto, uma forma de viver e se comportar determinado pela sociedade, molda a mente das pessoas e também sobre como temos o poder de mudar essas estruturas que, por muitas vezes não são justas ou igualitárias.

A adaptação cinematográfica já está a caminho, estreando no dia 21 de Março nos EUA, e em Abril no Brasil. O filme contará com atuações de Shailene Woodley como Tris Prior, Theo James como Tobias Eaton e Kate Winslet como Jeanine Matthews! Confira alguns dos posteres oficiais do filme que foi dirigido por Neil Burger:

    




2 comentários:

  1. Muito bom o post Lucas!! Eu sou muito lerda para ler, tenho uma lista enorme para completar, mas me interessei em ler essa serie :D ... Espero um dia ler.

    ResponderExcluir