quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Reading Project: Jogos Vorazes



Os livros da trilogia Jogos Vorazes são definitivamente os melhores que eu já li. 
O primeiro livro da trilogia foi um dos primeiros livros que eu peguei para ler por livre e espontânea vontade esse ano (porque os da escola não contam para mim). Eu não sabia da existência desses livros até assistir o filme (isso não significa que sou poser) no dia da estréia. Eu fui assisti-lo sem nenhuma expectativa, eu estava apenas com uns amigos e eles queriam ver. 
Quando eu sai do cinema fiquei boquiaberto, eu simplesmente havia AMADO o filme. Eu sabia que ele era baseado em um livro, mas eu não sabia que era uma trilogia.
Alguns dias depois eu vi uma amiga da escola com o livro, e eu pedi emprestado para ler, e me apaixonei pela história mais ainda! Pesquisei sobre a autora na internet e descobri que haviam mais dois livros da trilogia. Na mesma hora liguei pro meu pai (que estava no shopping) e pedi para que ele comprasse o segundo livro. Daí em diante virei um fã da trilogia.
Antes de começar a contar a história do livro, preciso introduzir o contexto da história. Bom, ela se passa no futuro (ano indeterminado) e, inicialmente no Distrito 12, que se localiza em Panem, lugar que antigamente fora os EUA. Esse lugar é dividido em 13 distritos e a Capital, e cada um tem sua função.
Os distritos 1, 2 e 4 são os distritos mais ricos e são os que geralmente tem os tributos (como são chamados os que participam dessa competição) vencedores, já que os jovens desses distritos treinam desde criança para essa competição, o que os fazem se tornarem os tributos conhecidos como Carreiristas. Mas nenhuma desses distritos chegam a ser mais ricos que a  Capital, que controla toda a Panem, e os demais distritos ( que são muito pobres, alguns chegam a ser miseráveis).


Katniss Everdeen, a personagem principal da história, que narra todos os livros, vive no paupérrimo Distrito 12 com sua irmã Primrose Everdeen e sua mãe. As três passam por muitas dificuldades, principalmente depois que o pai de Katniss morre um uma explosão nas minas de carvão (atividade principal do D-12), e então essa acaba se tornando a dona da casa, devido ao fato de sua mãe ter ficado traumatizada com a morte de seu pai.
As três sobrevivem do que Katniss consegue na caçar na floresta, que deveria ser proibida, mas não há nada que a impeça, e da cabra de Prim, Lady.
No meio de todos esses problemas, Prim é escolhida na colheita para participar dos Jogos Vorazes (algo parecido à um reality show mais sangrento, que faz crianças de 12 à 18 anos, os escolhidos chamados de tributos, lutarem até sobreviver apenas um vencedor), criado pela Capital, em resposta à revolta ocorrida no D-13, mais conhecido como "Dias Escuros", que destruiu o mesmo. 
Voltando à historia, Katniss se voluntaria no lugar de Prim e vai para os Jogos Vorazes (não entrarei muito em detalhe sobre ele, pois é a parte que toda a emoção do livro acontece, e se eu começar a contar, vou começar a soltar vários spoilers e vocês não vão gostar disso), e dai em diante, ela começa agir de modo que a Capital e o presidente Snow sintam-se ameaçados, o que fica mais claro no livro do que no filme.
Os outros dois livros da trilogia, "Em Chamas" e "A Esperança", mostram o desenrolar da história de Katniss, Petta, Gale, Haymitch e seus esforços para derrubar a Capital e matar Snow.
Eu particularmente prefiro os outros dois livros, não que o primeiro seja ruim, mas é que toda a ação acontece nos outros dois livros, principalmente no segundo, que é meu favorito.
Esse foi o "Reading Project" de hoje, ou dessa semana, ou desse mês, porque sabe-se lá quando vou fazer outro, mas adianto que farei sobre o livro "Em Chamas", para manter a ordem cronológica da coisa toda.

That's All Folks! 

Um comentário:

  1. gostei muito do resumo Lucas... quero muito ler, mas primeiro terminar de ler a sombra da serpente e já vou ler :-D

    ResponderExcluir